Estudante cearense conquista medalha de bronze na WorldSkills Brasil


João Aluízio, de 17 anos, foi premiado na área de Mecânica Industrial

O estudante cearense João Aluízio, de 17 anos, conquistou a medalha de bronze na WorldSkills Brasil na área de Mecânica Industrial. O anúncio aconteceu na última sexta-feira, 6, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Tijuca, no Rio de Janeiro. João é aluno do Novo Ensino Médio do Sesi Senai Ceará.

O pódio foi formado por São Paulo, em primeiro lugar, Minas Gerais, em segundo lugar, e o Ceará em terceiro. O jovem cearense disputou a premiação com outras oito delegações, com representantes dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

O professor Marcos Paulo, que é delegado técnico do Senai/CE, explica que a WorldSkills é uma organização internacional que bienalmente realiza uma competição para escolher as melhores escolas profissionais do mundo, sendo exclusiva para escolas profissionalizantes.

"A cada ciclo de dois anos ela faz uma seletiva em todos os países do mundo, inclusive no Brasil, e, a partir dela, o país escolhe o seu melhor profissional para competir no internacional. É uma competição muito significativa, e ter um aluno cearense participando nesse grupo tão seleto, para nós, é motivo de muito orgulho", comenta o professor.

O professor Anderson Monte pontua que antes da etapa nacional, os alunos passam, inicialmente, por uma seleção interna nas escolas para depois participarem da seleção que escolhe o representante do Ceará na competição nacional.

"Nessa fase estadual, competiram os alunos dos polos de Maracanaú e o do Centro de Fortaleza, onde o Aluízio foi o aluno a conseguir o melhor desempenho. Daí continuamos a preparação dele rumo à etapa nacional. Com o trabalho que foi desenvolvido por ele e pelo professor Renato, nós conseguimos obter essa classificação, essa medalha de bronze", pontua.

As seletivas nacionais da categoria aconteceram entre os dias 2 e 6 de outubro, na escola Senai, em Resende, no Estado do Rio de Janeiro. João Aluízio comenta que foi uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e fortalecer laços com os outros competidores.

"Gostaria de enfatizar que esta medalha não é apenas minha, mas também de pessoas que desempenharam um papel fundamental em minha jornada. Agradeço aos meus professores e à minha família", conta.

Comentários