Um homem que estava deitado sobre os trilhos levou o condutor de um trem do VLT Parangaba-Mucuripe a fazer uma parada de emergência na noite deste sábado (14), no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. Ao conseguir parar a tempo, o veículo não atingiu o homem, que foi retirado e socorrido em seguida.
Em nota, o Metrofor afirma que a ação rápida do condutor conseguiu evitar o acidente no cruzamento da via férrea com a rua Aspirante Mendes. O cruzamento fica a poucos metros da Estação São João do Tauape.
“Um homem estava deitado sobre a via férrea, e não conseguiu deixar o local mesmo com a buzina e a aproximação do trem. Segundo relato do condutor, ele apresentava sinais de embriaguez”, diz o comunicado.
O veículo não atingiu o homem após o acionamento da frenagem de emergência. Imagens nas redes sociais mostram o homem, que não teve identidade divulgada, deitado nos trilhos depois que o VLT conseguiu parar. Pessoas que estavam no local retiraram o homem da via férrea.
Ainda de acordo com o Metrofor, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado porque o homem apresentava lesões superficiais. Após atendimento médico, ele foi levado para casa por familiares que estavam no local, segundo a nota.
Também nas redes sociais, um dos passageiros do trem informou que a viagem continuou normalmente após o ocorrido.
O Metrofor reitera que pessoas e veículos não podem atravessar a via férrea durante a passagem dos trens. “Os VLTs são veículos de grande porte, cuja frenagem não é imediata, concluindo-se em alguns metros após o acionamento”, afirma em nota.