Mais de 247 mil trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial




Mesmo após o encerramento do calendário de pagamentos em agosto, mais de 247 mil trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), um total de R$ 228,6 milhões permanece disponível para saque até o dia 27 de dezembro de 2024 nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Em setembro, 475.933 trabalhadores realizaram o saque do benefício, mas 723.687 trabalhadores ainda não retiraram seus valores, que deveriam ter sido pagos no calendário encerrado em agosto. No total, 26,1 milhões de trabalhadores foram contemplados.

Quem tem direito ao Abono Salarial?
Para ter direito ao Abono Salarial, os trabalhadores precisam atender aos seguintes requisitos:

Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
Ter recebido, no máximo, dois salários-mínimos em média durante o período trabalhado;
Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base 2021;
Ter os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS ou eSocial.
Como fazer o saque?
Os trabalhadores que ainda não retiraram o Abono Salarial podem realizar o saque até o final de dezembro de 2024. Aqueles que solicitaram revisão por meio de recurso administrativo terão os pagamentos liberados mensalmente, no dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente.

Onde sacar?
Caixa Econômica Federal: O pagamento é feito prioritariamente por crédito em conta corrente, poupança ou em conta digital aberta automaticamente pelo aplicativo CAIXA Tem. Para quem não tem conta, o saque pode ser realizado nas agências, lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários.

Banco do Brasil: O pagamento é realizado por meio de crédito em conta, TED, PIX, ou presencialmente nas agências para quem não possui conta no banco.

Como obter mais informações?
Os trabalhadores podem obter mais detalhes na Carteira de Trabalho Digital, pelo portal GOV.BR, ou por meio dos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, pelo telefone 158, ou nas Superintendências Regionais do Trabalho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem