Apoio de vereadores do PDT ao Governo Evandro impõe mais isolamento a Roberto Cláudio
Foto: Reprodução

Derrotado no 2o turno da corrida pela Prefeitura ao apoiar o candidato do PL, André Fernandes, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, enfrenta mais isolamento no PDT, após seis vereadores da legenda anteciparem adesão ao futuro Governo de Evandro Leitao (PT).

As adesões são puxadas pelo presidente da Câmara, Gardel Rolim, e tem, nesse bloco, os vereadores Marcel Colares, Katia Rodrigues e Paulo Martins. Outros dois pedetistas – Adail Júnior e Luciano Girão, assumiram o palanque de Evandro no 2o turno da eleição.

Da nova bancada do PDT na Câmara Municipal, dois vereadores – PP Cell e Jânio Henrique, não foram procurados pelos articuladores políticos da base de apoio a Evandro. O movimento dos vereadores do PDT mostra que o partido está cada vez mais próximo do PT para retomar uma aliança estadual rompida nas eleições de 2022.

O fim dessa aliança foi decretado pelo grupo do ex-presidenciável Ciro Gomes que lançou a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Estado. Na disputa ao Palácio da Abolição, Ciro e Roberto foram derrotados e, em 2024, enfrentaram um novo revés imposto, também, pela força política do Ministro da Educação, Camilo Santana. A sequência de duas derrotas fragilizou a base de apoio a Roberto Cláudio que, nesse momento, encontra ambiente adverso para permanecer no PDT.