O final de semana foi de grande movimentação nos bastidores da política local, após a desistência de Fernando Santana (PT), que havia sido indicado pelo Governador Elmano de Freitas, para a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), e que causou um racha na base do governo após oposição do senador Cid Gomes (PSB) relatar que não foi ouvido sobre a indicação, e ter posteriormente ameaçado sair da composição da aliança.
Por conta disso, o diretório do PT se reuniu no último sábado (23) para discutir essa sucessão após esse “climão” entre os aliados. Em entrevista coletiva concedida após o encontro, Elmano ressaltou a atitude de Fernando Santana, que havia retirado seu nome ainda na sexta-feira (22) e falou da escolha de Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo na ALECE.
“Ao retirar o nome, eu penso que, se na base aliada, nós conversamos com o próprio senador Cid, o líder do meu governo é um nome que unifica, eu estou muito satisfeito que o líder do meu governo vá ser o presidente da Assembleia, porque eu tenho plena confiança nesse companheiro, o Romeu Aldigueri”, falou o governador para a imprensa, e que agora é reunir as forças políticas dentro da Assembleia para a composição da mesa diretora da casa, trabalho que já se inicia nesta segunda, segundo Aldigueri, a fim de apresentar uma candidatura única.
Reviravolta
Até chegar ao nome de Aldigueri como um nome de consenso no grupo político, foram dias de relações estremecidas entre os aliados, o que poderia causar numa ruptura de 17 anos. O nome de Fernando Santana foi divulgado pelo governo, no ato que bastou para Cid Gomes mostrar sua insatisfação com a escolha por não “ouvir a base” segundo relatos. Sua irmã Lia Gomes, uma das possíveis indicadas à presidência da ALECE, disse em entrevista que seu irmão já não se sentia parte do grupo.
Com uma reunião do PSB em meio a essa situação, Camilo interveio e declarou que independente das discordâncias Cid é seu candidato ao senado em 2026, até que Fernando retirou seu nome da disputa para possibilitar a recomposição. “Diante de algumas ponderações, e do atual contexto, para a importância da manutenção dessa aliança coesa e forte, anuncio que abro mão de minha candidatura”, declarou.
ℹ️ Com informações: A Notícia do Ceará
0 Comentários