O espaço cultural conta com o acervo de obras do artista cearense, que dialogam com questões sociais e ambientais da região nordeste

Ateliê Casa de Zé Tarcísio, no bairro Cidade 2000, vira mais um Museu Orgânico do Ceará
O artista cearense é pioneiro do Pop-Art no Brasil — Foto: JR Panela

Foi inaugurado, na última sexta-feira (22), o Ateliê Casa de Zé Tarcísio, o 21º Museu Orgânico do Sistema Fecomércio Ceará, construído através do Sesc, em parceria com a Fundação Casa Grande. O espaço, localizado no bairro Cidade 2000, homenageia a vida e obra do artista cearense, pioneiro da Pop-Art no Brasil e defensor da preservação das paisagens e culturas nordestinas, Zé Tarcísio. A casa inaugurada apresenta um acervo de obras do artista, que dialoga com questões sociais e ambientais da região nordeste.

“Espaços como este nos relembra não somente nossa cultura e história, mas também eterniza o legado de um grande artista, que é Zé Tarcísio. Museus como este são pontos de inspiração, onde a dedicação de nossos mestres enriquecem a vida de todos. É um tributo ao valor da arte e dos artistas que merecem nosso respeito e reconhecimento. Que este espaço seja um marco na preservação da nossa tradição e um convite para que todos conheçam, celebrem e levem adiante a riqueza da cultura do Ceará“, disse Luiz Gastão (PSD), deputado federal e presidente do Sistema Fecomércio Ceará.

O espaço cultural faz parte do projeto dos Museus Orgânicos, que busca valorizar a história e os lugares onde vivem e atuam os mestres da cultura popular. Para que se tornem museus, os projetos passam por pesquisas e estudos sobre cada tradição cultural, suas referências coletivas e o impacto na comunidade.

ZÉ TARCÍSIO

O artista Zé Tarcísio nasceu em Fortaleza e iniciou sua carreira na juventude, inspirado em personalidades como Antônio Bandeira e Inimá de Paula. Ao longo de sua trajetória, o artista cearense utilizou suas obras como ferramenta de denúncia e transformação social, abordando temas como a seca e a degradação ambiental. Outro destaque de Zé Tarcísio foi sua participação em mostras internacionais, recebendo prêmios no Salão Nacional de Arte Moderna. Ele também atuou como secretário de Cultura em Aracati, onde promoveu iniciativas comunitárias e culturais.

“Essa homenagem vai muito além de mim; é um reconhecimento a todos os artistas que dedicam suas vidas à cultura e que, muitas vezes, só têm suas histórias celebradas após partirem. Agradeço imensamente ao Sistema Fecomércio por tornar isso possível. A cultura sorri e se fortalece. Muito obrigado!”, agradeceu o artista Zé Tarcísio.

ℹ️ Com informações: Opinião CE