![Prefeito eleito de Choró Bebeto Queiroz e prefeito eleito de Baixio Lúcio Barroso- reprodução Instgram](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2WJ6pjfvF6Ji00BnZ14RNp1haAgT5lxJO0-8GU2UWirDkPeb5y5rvnB_lAZb0J-0aYwYrPfHTVKpiPfhU3zu8EdHaANU_P-Z9Hw1wTO-5fIoEgj2YiHwduszEWl_L7WGgHLpHDgph0unLrr4TW1taNyFWITqo0M6zdsjs_IxLCxRB2Sc/s1600/prefeito-eleito-de-baixio-lucio-barroso-se-apresenta-a-policia-prefeito-de-choro-bebeto-queiroz-segue-foragido.jpeg)
De acordo com as informações, outros três empresários que também estavam foragidos compareceram à Decap, no entanto, o prefeito eleito de Choró, Bebeto Queiroz (PSB), ainda segue foragido.
Ao todo foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão nas sedes da prefeitura de Pindoretama, do Gabinete do Prefeito e das empresas investigadas; além das residências dos suspeitos nos municípios de Canindé, Baixio, Fortaleza e Pindoretama. Foram apreendidos documentos, aparelhos celulares e notebooks que irão subsidiar as investigações.
![](https://cearanoticias.net.br/wp-content/uploads/2024/12/image-1024x576.png)
Essa operação foi denominada de “Vectura Fraus” que vem do latim e significa “transporte fraudulento”. As investigações tiveram início entre os anos de 2021 e 2023, onde teriam sido efetuado pagamentos para utilização de carros muito mais antigos do que os que deviam ser disponibilizados pelas empresas que mantinham contrato com o Poder Executivo do município, o que caracterizaria superfaturamento.
As empresas investigadas teriam recebido da Prefeitura aproximadamente R$ 2,7 milhões durante o período. O MP constatou ainda que as empresas teriam contratos com mais 30 municípios cearenses e teriam recebido valores que ultrapassam R$ 449 milhões em contratos de locação de veículos.
OPERAÇÃO AD MANUS
Já o prefeito eleito de Choró Bebeto Queiroz está sob investigação de uma outra operação, a “Ad Manus” que também investiga supostas irregularidades em contratos de abastecimento de veículos da Prefeitura de Choró, ainda não se apresentou à polícia. Além do prefeito eleito, Bebeto Queiroz, o atual prefeito, Marcondes Jucá (PT) e um servidor municipal continuam sendo investigados nesta Operação “Ad “Manus”.
Com o afastamento do chefe do Executivo de Choró, o vice-prefeito Elcimar Ribeiro assumiu interinamente a administração municipal. O prefeito eleito segue foragido.
A DIMPLAÇÃO DOS PREFEITOS DE CHORÓ E BAIXIO
A diplomação dos prefeitos eleitos nas duas cidades já foi agendada. Em Choró, deve ocorrer no dia 14 de dezembro, enquanto no município de Baixio será no dia 19, a data marca o fim do prazo da Justiça Eleitoral para que os candidatos eleitos sejam diplomados.
ℹ️ Ceará Notícias
0 Comentários