Quadrilha de golpistas de "falsos advogados" é presa no Ceará

Operação conjunta da Polícia Civil do RS e CE prende nove em Maracanaú por fraudes virtuais com falsa identidade de advogados.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma operação conjunta denominada "Charlatan", coordenada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul com o apoio da Polícia Civil do Ceará e do Ministério da Justiça, resultou na prisão de nove pessoas na cidade de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. A ação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes utilizando a falsa identidade de advogados. Durante a operação, foram apreendidos diversos materiais, incluindo celulares, HDs, máquinas de cartão, cartões de crédito e um veículo.

As investigações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul revelaram que o grupo, composto por indivíduos cearenses, aplicava o golpe do falso advogado há cerca de um ano, tendo feito mais de 30 vítimas naquele estado. O modus operandi consistia em convencer as vítimas, abordadas virtualmente, de que possuíam valores a receber em precatórios. Para liberar esses supostos valores, os golpistas exigiam depósitos para o pagamento de honorários, taxas, impostos ou emolumentos.

Para dar credibilidade ao golpe, os criminosos se passavam por advogados ou funcionários de escritórios que as vítimas realmente eram clientes, utilizando dados verdadeiros para não levantar suspeitas. Além disso, eles falsificavam documentos, inclusive com timbres de órgãos estatais, induzindo as vítimas a realizar os depósitos em suas contas.

Após a identificação dos membros da quadrilha e detalhamento de suas ações, todos os alvos foram localizados e presos no Ceará em cumprimento de mandados de prisão temporária. Os suspeitos foram conduzidos a uma unidade policial da Polícia Civil do Ceará e ficaram à disposição da Justiça.

Postar um comentário

0 Comentários