Com a medida, o usuário poderá pegar a bicicleta gratuitamente em diversos pontos da cidade, quantas vezes quiser, durante todo o dia
Em alusão aos 10 anos do Bicicletar, a Prefeitura de Fortaleza oferece passe gratuito aos usuários do sistema de bicicletas compartilhadas durante o domingo (15/12) de Ciclofaixa de Lazer. O aniversário de uma década do programa vai beneficiar ciclistas, promovendo o desenvolvimento sustentável, a saúde e a mobilidade ativa.
Com a medida, o usuário poderá pegar a bicicleta gratuitamente em diversos pontos da cidade, quantas vezes quiser, durante todo o dia, permitindo a vantagem aos amantes do pedal de todas as faixas etárias. Para isso, é necessário ter o cadastro no aplicativo do Bicicletar.
Com mais de 400 mil usuários registrados, o sistema já realizou mais de 7,2 milhões de viagens e impediu a emissão de mais de 2.950 toneladas de gás carbônico na atmosfera desde o início das atividades, em 2014. Para atender a demanda, a frota atual é de 1.593 bicicletas, a maior já disponível até então, distribuídas em 252 estações.
Como parte das comemorações, haverá também o sorteio de duas bicicletas para os adeptos do programa. “Vamos sortear as bikes para um homem e uma mulher que usarem o Bicicletar neste domingo, como uma forma de celebrar esse momento especial junto com a população”, explica Priscila Diniz, coordenadora da Gestão Cicloviária da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Para participar do sorteio, a pessoa
precisa utilizar o Bicicletar pelo menos uma vez no dia 15 e fazer uma viagem ou passeio de pelo menos 10 minutos entre quaisquer estações.
Além disso, para celebrar mais um ano de operação do sistema, o Bicicletar irá premiar os usuários que mais pedalaram neste ano de 2024. Serão presenteados com uma bicicleta três usuários que fizeram mais viagens (um homem, uma mulher e uma criança). As bikes e o sorteio estão sendo providenciados pela Serttel, empresa gestora do contrato do Bicicletar. A entrega dos equipamentos será realizada quarta-feira (18/12) no Parque da Liberdade, Cidade das Crianças, às 9h.
Para a coordenadora, iniciativas como essa incentivam a ciclomobilidade. “Além de ser um transporte ecologicamente correto e acessível, a bicicleta acaba sendo uma alternativa econômica de deslocamento. A priorização deste modal de transporte precisa ser contínua para conquistar cada vez mais adeptos e, assim, contribuir com o meio ambiente”, reforça.
Ciclofaixa de Lazer
Com o passe livre do Bicicletar, pessoas de todas as faixas etárias podem aproveitar para pedalar na Ciclofaixa de Lazer e garantir um passeio pelos principais pontos turísticos e culturais da cidade. Nesta edição, o ponto de apoio instalado no Parque Rio Branco, no bairro Joaquim Távora, terá diversas atividades educativas, a partir de 8h.
Além do Parque Rio Branco, a Ciclofaixa de Lazer oferta ainda quatro pontos de apoio: Parque Rachel de Queiroz, no Presidente Kennedy; Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Montese; o Anfiteatro do Parque do Cocó, no Cocó; e a Cidade da Criança, no Centro. Em alguns locais, haverá postos de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aos ciclistas.
O evento é realizado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), e conta com o apoio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Rota Leste
- Av. Sebastião de Abreu
- Parque do Cocó
- Av. Pe. Antônio Tomás
- Av. Desembargador Moreira
- Av. Beira-Mar
- Rua Carlos Vasconcelos
- Cidade da Criança
- Rua Pinto Madeira
Rota Sul
- Av. Gomes de Matos
- Rua Jorge Dummar
- Rua Mal. Deodoro
- Av. 13 de Maio
- Av. da Universidade
- Rua Sólon Pinheiro
- Cidade da Criança
Rota Oeste
- Av. Domingos Olímpio
- Av. Bezerra de Menezes
- Av. Governador Parsifal Barroso
0 Comentários