A indústria para exploração do lítio, que contará com investimento inicial de mais de R$ 25 milhões, terá obras iniciadas em janeiro

Quixadá assume protagonismo para receber Porto Seco com instalação de indústria de lítio e Polo de Avicultura
Foto: Divulgação

Quixadá, o maior município do Sertão Central, vem tendo um destaque importante na área do desenvolvimento econômico nos últimos anos, seja através da implantação do distrito industrial, na instalação do maior shopping Open Mall do Estado de Ceará, bem como o Polo de Avicultura, contribuindo fortemente para a instalação do Porto Seco na Terra dos Monólitos.

Além disso, foi anunciado recentemente mais um grande empreendimento para o Município e que será iniciado no próximo mês de janeiro. Trata-se de uma indústria para exploração do lítio que contará com investimento inicial de mais de R$ 25 milhões. O mineral é essencial para a produção de baterias como as utilizadas em smartphones, computadores e veículos elétricos, além de possuir aplicações na indústria aeroespacial e farmacêutica.

O novo empreendimento será instalado pela DCL Minerais, que pretende exportar até 150 mil toneladas de lítio para países como China, Alemanha, Canadá, Arábia Saudita e Índia, o que definitivamente coloca a cidade do Quixadá como o município estratégico para a implantação do Porto Seco.

O galpão da indústria deverá ocupar uma área de aproximadamente 350 mil m², levando de três a cinco meses para conclusão e gerando cerca de 50 empregos diretos, além de outros 150 postos de trabalho indiretos. Quando estiver em pleno funcionamento, deverão ser entre 80 e 100 trabalhadores atuando no local.

Outro fator que recoloca Quixadá como forte candidato a receber o Porto Seco é que hoje o Mmunicípio é um Polo de Avicultura na região, com grande capacidade para o processamento de grãos, importados para estados como o Piauí e o Maranhão, sendo um facilitador a mais para que a Terra dos Monólitos receba o Porto Seco do Sertão Central. O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, tem se mostrado bastante otimista e entusiasmado com os novos investimentos anunciados para o Município.

“Estamos muito felizes e satisfeitos porque Quixadá voltou a ser protagonista não somente no Sertão Central, mas voltou ao cenário de destaque no estado com grande capacidade de atrair novos investidores que veem em nossa cidade um grande potencial para instalar seus negócios. Não tenho dúvidas de que Quixadá hoje é a cidade mais preparada para receber o Porto Seco do Sertão Central e que através de nossas parcerias e articulações, iremos conquistar esse importante investimento que representa um grande salto no desenvolvimento econômico não somente de nossa cidade, mas de toda a região”, finalizou o prefeito de Quixadá.

ℹ️ Opinião CE