Ceará e Fortaleza Ampliam Vacinação Contra a Gripe para Grupos de Risco

Ceará recebe lote de vacinas e Fortaleza inicia campanha contra influenza em postos e Vapt Vupt para grupos prioritários.

Em Fortaleza, a vacinação começa na terça-feira (1º) — Foto: Divulgação
Em Fortaleza, a vacinação começa na terça-feira (1º) — Foto: Divulgação

O estado do Ceará recebeu um significativo lote de mais de 800 mil doses da vacina contra a influenza, enviadas pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de imunizar 3.667.048 pessoas. Em Fortaleza, a campanha de vacinação terá início nesta terça-feira (1º) em todos os 134 postos de saúde municipais, com uma remessa inicial de aproximadamente 62 mil doses, sendo que novas doses serão distribuídas ao longo da campanha.

Nesta primeira fase da vacinação, o foco será nos grupos considerados de maior risco, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas e idosos com 60 anos ou mais.

Em Fortaleza, além dos postos de saúde, a vacina contra a influenza estará disponível nas salas de vacina dos Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, com atendimento das 8h às 16h. Adicionalmente, o governo anunciou a retomada da estratégia de vacinação nas escolas, com a campanha prevista para ocorrer entre os meses de abril e maio.

A gripe, causada pelo vírus influenza, é uma infecção respiratória aguda com alto potencial de transmissão. A vacinação anual é crucial devido às constantes mutações do vírus, e o imunizante disponível protege contra três cepas (H1N1, H3N2 e B). A vacina pode ser administrada simultaneamente com outras, sendo contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reações alérgicas graves a doses anteriores. Em 2024, Fortaleza aplicou mais de 800 mil doses da vacina contra a influenza, com foco nos grupos prioritários.

Postar um comentário

0 Comentários