Governador Elmano de Freitas assina 7 decretos para modernizar e descentralizar a segurança pública cearense, com novas unidades e cargos.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, formalizou uma significativa reestruturação na área da Segurança Pública do estado através da assinatura de sete decretos. As medidas abrangem diversas instituições cruciais, como a SSPDS, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, a Perícia Forense, a Aesp e a Supesp. O objetivo central dessas mudanças é promover a descentralização, otimização e intensificação dos serviços de segurança em todo o território cearense, conforme destacado pelo governo estadual.
As alterações incluem a criação de novas unidades operacionais e administrativas em diversas cidades do interior, como novas sedes do Ciops, batalhões da Polícia Militar, companhias policiais, delegacias especializadas e regionais da Polícia Civil, e batalhões do Corpo de Bombeiros. A Perícia Forense também será ampliada com novas coordenadorias e núcleos regionais. O governador Elmano de Freitas ressaltou que essas mudanças foram possíveis graças à aprovação das propostas pela Assembleia Legislativa e que haverá concursos para preencher os novos cargos, garantindo a implementação efetiva das medidas.
Os líderes das instituições de segurança pública celebraram as iniciativas, destacando que a reestruturação proporcionará melhores condições de trabalho, maior capilaridade das forças de segurança no estado e um fortalecimento no combate ao crime. A Polícia Civil, por exemplo, ganhará novos departamentos e delegacias focados no crime organizado e contra o patrimônio. O Corpo de Bombeiros e a Perícia Forense também terão suas estruturas modernizadas e ampliadas, com investimentos em equipamentos para a Pefoce.
A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) terá um papel central na formação continuada e específica dos profissionais, enquanto a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) terá sua equipe praticamente duplicada para aprimorar a análise de dados e agilizar processos de investigação. O governador Elmano enfatizou que essas reformas visam fortalecer a segurança para o cidadão cearense, com um maior controle territorial e a utilização de evidências para o planejamento das ações.
0 Comentários