Gestor de UCs estaduais alinha ações com Crateús

Gestor de UCs do Boqueirão do Poti e Cânion Cearense finaliza ciclo de reuniões em Crateús para parcerias em proteção, sustentabilidade e fiscalização.

A imagem mostra uma paisagem natural com o Rio Poti fluindo entre rochas escuras em um possível cânion ou área de preservação. Ao fundo, há vegetação densa sob um céu parcialmente nublado. A cena ilustra um ambiente natural importante para a gestão ambiental e conservação, como a APA do Boqueirão do Poti ou o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti.
Foto: Reprodução

Concluiu-se neste mês de março o ciclo de encontros promovido pelo gestor das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, a saber, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti e o Parque Estadual Cânion Cearense do Rio Poti, senhor Danilo Soares, com representantes da gestão pública do município de Crateús. As reuniões, iniciadas em fevereiro, contaram com a participação do Secretário de Meio Ambiente, senhor Sales Neto, e da Subsecretária, senhora Márcia Andrade; da Secretária de Turismo, senhora Joaquina Machado, e do Subsecretário, senhor Emanuel Timbó.

Segundo o senhor Danilo Soares, a pauta dos encontros compreendeu a discussão de parcerias e o alinhamento de estratégias voltadas à proteção, preservação e promoção de ações sustentáveis nos âmbitos da Educação Ambiental e do Turismo Sustentável, bem como a questão da fiscalização no interior e no entorno das UCs estaduais na referida região. "Dialogamos acerca das mudanças climáticas, da prevenção e do combate a incêndios florestais, com ênfase no monitoramento para a prevenção de crimes ambientais", reporta o gestor.

O gestor enfatizou, durante os encontros, a relevância estratégica do envolvimento de instituições de ensino, dos integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) do município, da Rede de Catadores local, das comunidades Indígenas e Ribeirinhas, de associações e da sociedade em geral nas iniciativas a serem implementadas. Adicionalmente, o senhor Danilo Soares reuniu-se com o Secretário de Defesa Civil do município de Crateús, senhor Teobaldo Neto.

A APA do Boqueirão do Poti, a maior UC estadual com uma área de 63.332 hectares, abrange os municípios de Crateús, Poranga e Ipaporanga. Em seu território, localiza-se o Parque Estadual do Cânion do Poti, com uma extensão de 3.680,55 hectares, situado entre os municípios de Crateús e Poranga. O referido Parque desempenha a função de Zona de Amortecimento da APA, contribuindo para a preservação das nascentes que abastecem as comunidades e dos sítios arqueológicos e paleontológicos ali existentes. Ambas as UCs encontram-se sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

Postar um comentário

0 Comentários