João do Pulo é inscrito no 'Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria'

Deputado estadual em São Paulo em 1986, João do Pulo morreu em 1999, aos 45 anos

João do Pulo foi homenageado em lei — Confederação Brasileira de Atletismo
João do Pulo foi homenageado em lei — Confederação Brasileira de Atletismo

O vice-presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 15.115/25, publicada no Diário Oficial da União, que inclui o nome do renomado atleta João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A homenagem reconhece a trajetória excepcional do atleta paulista de Pindamonhangaba, que se destacou no atletismo brasileiro desde cedo.

João do Pulo brilhou intensamente no cenário esportivo. Aos 19 anos, quebrou o recorde mundial júnior de salto triplo. Em 1975, nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, conquistou o ouro no salto em distância e no salto triplo, estabelecendo um novo recorde mundial nesta última modalidade, marca que perdurou por uma década. Sua carreira foi coroada com uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976 e com o bicampeonato pan-americano nas edições seguintes.

A ascensão meteórica de João do Pulo no esporte foi tragicamente interrompida em 1981, aos 27 anos, por um acidente automobilístico que resultou na amputação de sua perna direita. Apesar do revés, ele demonstrou resiliência, graduando-se em educação física e ingressando na vida pública ao ser eleito deputado estadual em São Paulo em 1986. João do Pulo faleceu em 1999, aos 45 anos, deixando um legado marcante no esporte e na política.

A lei que eterniza o nome de João do Pulo é resultado de um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Jonas Donizette e aprovado pela Câmara dos Deputados. O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, guardado no Panteão da Pátria em Brasília, registra os nomes de personalidades brasileiras que contribuíram significativamente para a história do país, e agora conta com a inclusão deste grande atleta.

Postar um comentário

0 Comentários